ARRAIA QUÉ VIM VEM UAI
quinta-feira, 17 de julho de 2008
domingo, 1 de junho de 2008
PARCERIA DA ESCOLA DA FAMILIA COM SABADO MANIA

Neste sábado, 31 de maio, Colina recebeu pela segunda vez, o Projeto Sábado Mania, desenvolvido pela EPTV Ribeirão/SESI em parceria com a Prefeitura Municipal.O evento, que teve abertura oficial marcada para às 9 horas na Praça Central e o encerramento às 16 horas, tem como objetivo oferecer à população lazer, esportes, apresentações artísticas culturais, ações de saúde e prestação de serviços.O cerimonial de abertura teve a participação da Banda Marcial da Polícia Militar e logo após um desfile com a participação de escolas municipais, estaduais e particulares do município.Durante todo o dia foram desenvolvidas diversas atividades, entre elas, música, teatro, oficinas de artes, jogos , brinquedos infláveis, exposição e venda de artesanato, passeios à cavalo e trole, ginástica terapêutica, entre outras. O projeto Escola da Família esteve presente com varios jogos em parceria com o SESI e todas as atividades foram tranferidas para a praça matriz. O projeto "Escola da Família" agradece a todos os participantes, voluntários e universitários que a proveitaram o evento para divulgar o projeto e promover uma cultura de paz. Um agradecimento especial ao Game SuperAção com sua participação em os "Sombras" e a Diretora Lucia Aparecida Brunozi.
Nossa diretora esteve presente e a galerinha do game com muita animação com a apresentação "Os Sombras"
terça-feira, 20 de maio de 2008
SELECIONADO O NOME DE NOSSA MASCOTE PARA O CONCURSO CULTURAL DA ESCOLA DA FAMÍLIA

Mas, afinal, quem é nossa Mascote?
A Escola da Família da "E.E. Lamounier de Andrade" agradece a todos que participaram direto ou indiretamente do concurso.
sexta-feira, 16 de maio de 2008
DIA DAS MÃES NO LAMOUNIER - MINHA MÃE MAIS BONITA!!!

quinta-feira, 8 de maio de 2008
OFICINA GRATUÍTA
OFICINA HQ - "HISTÓRIAS EM QUADRINHOS"
NA 3ª SEMANA DE EXECUÇÃO A OFICINA É SUCESSO DE PÚBLICO, SEM MAIS VAGAS NO FINAL DA OFICINA SERÁ CONFECCIONADO UM GIBI
A Oficina de HQ está sendo realizada com grande sucesso em parceria com a Prefeitura Municipal de Colina, Projeto Escola da Família da E.E. Lamounier de Andrade e a Oficina Cultural Regional “Cândido Portinari” – Ribeirão Preto- SP.

Esse tal Lamounier....
Lamounier de Andrade nasceu em Uberaba-MG, no dia 07 de janeiro de 1899. Era filho de Francisco Andrade Souza e Barbara de Andrade Costa. Cursou faculdade de Medicina, na Praça Vermelha Rio de Janeiro, no ano de 1920. Quando jovem serviu ao exército militar de Goiás.Trabalhou durante alguns anos na Usina Junqueira em Igaparava, mudando-se em seguida para Colina. Exerceu a medicina até o ano de 1929, quando por motivos familiares tornou-se fazendeiro e proprietário da Fazenda Colina. Em 1940 vendeu a fazenda para o Estado, mudando-se para São Paulo no ano de 1948.
Casou-se com D. Mariana Dias de Andrade, que era filha do Coronel José Venâncio Dias, o fundador e doador das terras de Colina.
Casamento Dr. Lamounier
Dr. Lamounier e sua Esposa Mariana Dias irmã de Alice Dias
Dr. Lamounier e D. Mariana Dias tiveram os filhos: José Venâncio Dias de Andrade, Médico Pediatra; Francisco Cassiano Dias de Andrade, Clínico Geral; Ana Maria Dias de Andrade, professora; e Cristiano Dias de Andrade, que faleceu aos 12 anos, em Colina. quarta-feira, 7 de maio de 2008
Campanha do Agasalho 2008 "QUANTO MAIS GENTE, MAIS QUENTE."
ESCOLA LAMOUNIER DE ANDRADE
O lançamento da pedra fundamental do Ginásio Estadual de Colina realizou-se às nove horas do dia 15 de Outubro de 1953, com a presença do Sr. Pio Ferreira de Mello Nogueira, Prefeito Municipal; o Dr. Bráulio Lopes, Delegado de Polícia; do Pe. Pio Ziegenaus, vigário da Paróquia; dos professores do Grupo Escolar local e diversas famílias colinenses.
A solenidade foi presidida pelo Sr. Mário Dias Nogueira, funcionário municipal, que concedeu a palavra aos oradores. Falou em primeiro lugar o vereador Fernando P. Viana e em seguida a professora D. Aracinda Rodrigues Petrussanis. Usou também da palavra o Sr. Vicente de Oliveira e Silva, professor de latim do Ginásio de Barretos. A pequena festa foi encerrada com a canção denominada “Saudação à Escola”, pelo orfeão do nosso Grupo Escolar. O reverendíssimo Padre Pio Ziegenaus procedeu à benção do local.
FOTO Construção Ano 1953A idéia da criação de um ginásio em Colina começou a tomar corpo em 1953, quando a cidade iniciava um surto de progresso, governada na época, pelo prefeito Sr. Pio Ferreira de Mello Nogueira e vice-prefeito Sr. Fernando Pereira Viana.
Os primeiros passos foram verificar o número de alunos que estudavam fora de Colina, principalmente em Barretos e Bebedouro, e também uma estatística das crianças que concluíram o curso primário nos três anos anteriores (1951 à 1953).
Convocou-se então, a Câmara Municipal de Colina, preparou-se a opinião pública e deu-se os primeiros contatos com autoridades estaduais. Mediante grandes esforços, obteve-se a primeira vitória com a Lei n.º 2.528, de 12 de janeiro de 1954, que criou assim, o Ginásio Estadual de Colina, por ato do Governador do Estado, Dr. Lucas Nogueira Garcez. Entretanto, a Lei impunha, no seu artigo 2º, que a instalação da escola estava “condicionada à doação ao Estado, do terreno, prédio e instalações necessárias ao seu respectivo funcionamento”.
Foi então, que o denodo das autoridades e do povo colinense fez-se notar. A Lei Municipal n.º 153, de 12 de janeiro de 1955, autorizou pagar à Sociedade Filantrópica Hospital Municipal “José Venâncio Dias” a quantia de Cr$ 600.000,00 (Seiscentos Mil Cruzeiros), como compensação pelo terreno doado ao Governo do Estado para a instalação do Ginásio. A população colinense, com muito empenho e em perfeita harmonia com as autoridades municipais, organizou listas, rifas, festivais e quermesses, com o objetivo de construir o prédio.
A campanha superou seus objetivos e as obras do Ginásio tiveram início em abril de 1954 e foram concluídas no final de março do ano seguinte. A instalação solene deu-se em 01 de abril de 1955 contando com a presença de autoridades locais, alunos, professores do Grupo Escolar e também da comunidade colinense. Entre as autoridades presentes, usaram da palavra o Sr. Enzo Melchior, Inspetor do Ensino Secundário; o Sr. Fernando Pereira Viana, Vice-Prefeito e o Pe. Pio Ziegenaus, Vigário da Paróquia.
A aula inaugural foi ministrada em 14 de abril de 1955, pela Prof.ª Lucy Calmon de Albuquerque, que brilhantemente recordou o dia 14 de Abril “Dia Pan-americano”, e compareceram autoridades municipais, pessoas influentes da sociedade colinense, professores, alunos e demais convidados. No dia seguinte o Ginásio iniciou suas atividades docentes e passou a cumprir seu principal objetivo: preparar os jovens colinenses, sob a direção do seu primeiro diretor – Prof.ª Darcy Amâncio.Ainda no ano de 1955, o Ginásio Estadual de Colina passou a denominar-se “Dr. Lamounier de Andrade”.
fonte: Syria Drubi - Colina Capital Nacional do Cavalo































