ARRAIA QUÉ VIM VEM UAI
quinta-feira, 17 de julho de 2008
domingo, 1 de junho de 2008
PARCERIA DA ESCOLA DA FAMILIA COM SABADO MANIA
Neste sábado, 31 de maio, Colina recebeu pela segunda vez, o Projeto Sábado Mania, desenvolvido pela EPTV Ribeirão/SESI em parceria com a Prefeitura Municipal.O evento, que teve abertura oficial marcada para às 9 horas na Praça Central e o encerramento às 16 horas, tem como objetivo oferecer à população lazer, esportes, apresentações artísticas culturais, ações de saúde e prestação de serviços.O cerimonial de abertura teve a participação da Banda Marcial da Polícia Militar e logo após um desfile com a participação de escolas municipais, estaduais e particulares do município.Durante todo o dia foram desenvolvidas diversas atividades, entre elas, música, teatro, oficinas de artes, jogos , brinquedos infláveis, exposição e venda de artesanato, passeios à cavalo e trole, ginástica terapêutica, entre outras. O projeto Escola da Família esteve presente com varios jogos em parceria com o SESI e todas as atividades foram tranferidas para a praça matriz. O projeto "Escola da Família" agradece a todos os participantes, voluntários e universitários que a proveitaram o evento para divulgar o projeto e promover uma cultura de paz. Um agradecimento especial ao Game SuperAção com sua participação em os "Sombras" e a Diretora Lucia Aparecida Brunozi.
Nossa diretora esteve presente e a galerinha do game com muita animação com a apresentação "Os Sombras"
terça-feira, 20 de maio de 2008
SELECIONADO O NOME DE NOSSA MASCOTE PARA O CONCURSO CULTURAL DA ESCOLA DA FAMÍLIA
Mas, afinal, quem é nossa Mascote?
A Escola da Família da "E.E. Lamounier de Andrade" agradece a todos que participaram direto ou indiretamente do concurso.
sexta-feira, 16 de maio de 2008
DIA DAS MÃES NO LAMOUNIER - MINHA MÃE MAIS BONITA!!!
quinta-feira, 8 de maio de 2008
OFICINA GRATUÍTA
OFICINA HQ - "HISTÓRIAS EM QUADRINHOS"
NA 3ª SEMANA DE EXECUÇÃO A OFICINA É SUCESSO DE PÚBLICO, SEM MAIS VAGAS NO FINAL DA OFICINA SERÁ CONFECCIONADO UM GIBI
A Oficina de HQ está sendo realizada com grande sucesso em parceria com a Prefeitura Municipal de Colina, Projeto Escola da Família da E.E. Lamounier de Andrade e a Oficina Cultural Regional “Cândido Portinari” – Ribeirão Preto- SP.
Esse tal Lamounier....
Trabalhou durante alguns anos na Usina Junqueira em Igaparava, mudando-se em seguida para Colina. Exerceu a medicina até o ano de 1929, quando por motivos familiares tornou-se fazendeiro e proprietário da Fazenda Colina. Em 1940 vendeu a fazenda para o Estado, mudando-se para São Paulo no ano de 1948.
Casamento Dr. Lamounier
Dr. Lamounier e sua Esposa Mariana Dias irmã de Alice Dias
quarta-feira, 7 de maio de 2008
Campanha do Agasalho 2008 "QUANTO MAIS GENTE, MAIS QUENTE."
ESCOLA LAMOUNIER DE ANDRADE
O lançamento da pedra fundamental do Ginásio Estadual de Colina realizou-se às nove horas do dia 15 de Outubro de 1953, com a presença do Sr. Pio Ferreira de Mello Nogueira, Prefeito Municipal; o Dr. Bráulio Lopes, Delegado de Polícia; do Pe. Pio Ziegenaus, vigário da Paróquia; dos professores do Grupo Escolar local e diversas famílias colinenses.
A solenidade foi presidida pelo Sr. Mário Dias Nogueira, funcionário municipal, que concedeu a palavra aos oradores. Falou em primeiro lugar o vereador Fernando P. Viana e em seguida a professora D. Aracinda Rodrigues Petrussanis. Usou também da palavra o Sr. Vicente de Oliveira e Silva, professor de latim do Ginásio de Barretos. A pequena festa foi encerrada com a canção denominada “Saudação à Escola”, pelo orfeão do nosso Grupo Escolar. O reverendíssimo Padre Pio Ziegenaus procedeu à benção do local.
A idéia da criação de um ginásio em Colina começou a tomar corpo em 1953, quando a cidade iniciava um surto de progresso, governada na época, pelo prefeito Sr. Pio Ferreira de Mello Nogueira e vice-prefeito Sr. Fernando Pereira Viana.
Os primeiros passos foram verificar o número de alunos que estudavam fora de Colina, principalmente em Barretos e Bebedouro, e também uma estatística das crianças que concluíram o curso primário nos três anos anteriores (1951 à 1953).
Convocou-se então, a Câmara Municipal de Colina, preparou-se a opinião pública e deu-se os primeiros contatos com autoridades estaduais. Mediante grandes esforços, obteve-se a primeira vitória com a Lei n.º 2.528, de 12 de janeiro de 1954, que criou assim, o Ginásio Estadual de Colina, por ato do Governador do Estado, Dr. Lucas Nogueira Garcez. Entretanto, a Lei impunha, no seu artigo 2º, que a instalação da escola estava “condicionada à doação ao Estado, do terreno, prédio e instalações necessárias ao seu respectivo funcionamento”.
Foi então, que o denodo das autoridades e do povo colinense fez-se notar. A Lei Municipal n.º 153, de 12 de janeiro de 1955, autorizou pagar à Sociedade Filantrópica Hospital Municipal “José Venâncio Dias” a quantia de Cr$ 600.000,00 (Seiscentos Mil Cruzeiros), como compensação pelo terreno doado ao Governo do Estado para a instalação do Ginásio. A população colinense, com muito empenho e em perfeita harmonia com as autoridades municipais, organizou listas, rifas, festivais e quermesses, com o objetivo de construir o prédio.
A campanha superou seus objetivos e as obras do Ginásio tiveram início em abril de 1954 e foram concluídas no final de março do ano seguinte. A instalação solene deu-se em 01 de abril de 1955 contando com a presença de autoridades locais, alunos, professores do Grupo Escolar e também da comunidade colinense. Entre as autoridades presentes, usaram da palavra o Sr. Enzo Melchior, Inspetor do Ensino Secundário; o Sr. Fernando Pereira Viana, Vice-Prefeito e o Pe. Pio Ziegenaus, Vigário da Paróquia.
A aula inaugural foi ministrada em 14 de abril de 1955, pela Prof.ª Lucy Calmon de Albuquerque, que brilhantemente recordou o dia 14 de Abril “Dia Pan-americano”, e compareceram autoridades municipais, pessoas influentes da sociedade colinense, professores, alunos e demais convidados. No dia seguinte o Ginásio iniciou suas atividades docentes e passou a cumprir seu principal objetivo: preparar os jovens colinenses, sob a direção do seu primeiro diretor – Prof.ª Darcy Amâncio.Ainda no ano de 1955, o Ginásio Estadual de Colina passou a denominar-se “Dr. Lamounier de Andrade”.
fonte: Syria Drubi - Colina Capital Nacional do Cavalo