quarta-feira, 7 de maio de 2008

ESCOLA LAMOUNIER DE ANDRADE

UM POUQUINHO DA HISTÓRIA DE NOSSA ESCOLA
Ginásio Estadual “Dr. Lamounier de Andrade”


O lançamento da pedra fundamental do Ginásio Estadual de Colina realizou-se às nove horas do dia 15 de Outubro de 1953, com a presença do Sr. Pio Ferreira de Mello Nogueira, Prefeito Municipal; o Dr. Bráulio Lopes, Delegado de Polícia; do Pe. Pio Ziegenaus, vigário da Paróquia; dos professores do Grupo Escolar local e diversas famílias colinenses.
A solenidade foi presidida pelo Sr. Mário Dias Nogueira, funcionário municipal, que concedeu a palavra aos oradores. Falou em primeiro lugar o vereador Fernando P. Viana e em seguida a professora D. Aracinda Rodrigues Petrussanis. Usou também da palavra o Sr. Vicente de Oliveira e Silva, professor de latim do Ginásio de Barretos. A pequena festa foi encerrada com a canção denominada “Saudação à Escola”, pelo orfeão do nosso Grupo Escolar. O reverendíssimo Padre Pio Ziegenaus procedeu à benção do local.

Foto: meados de 1.954
A COSNTRUÇÃO
FOTO Construção Ano 1953

A idéia da criação de um ginásio em Colina começou a tomar corpo em 1953, quando a cidade iniciava um surto de progresso, governada na época, pelo prefeito Sr. Pio Ferreira de Mello Nogueira e vice-prefeito Sr. Fernando Pereira Viana.
Os primeiros passos foram verificar o número de alunos que estudavam fora de Colina, principalmente em Barretos e Bebedouro, e também uma estatística das crianças que concluíram o curso primário nos três anos anteriores (1951 à 1953).
Convocou-se então, a Câmara Municipal de Colina, preparou-se a opinião pública e deu-se os primeiros contatos com autoridades estaduais. Mediante grandes esforços, obteve-se a primeira vitória com a Lei n.º 2.528, de 12 de janeiro de 1954, que criou assim, o Ginásio Estadual de Colina, por ato do Governador do Estado, Dr. Lucas Nogueira Garcez. Entretanto, a Lei impunha, no seu artigo 2º, que a instalação da escola estava “condicionada à doação ao Estado, do terreno, prédio e instalações necessárias ao seu respectivo funcionamento”.
Foi então, que o denodo das autoridades e do povo colinense fez-se notar. A Lei Municipal n.º 153, de 12 de janeiro de 1955, autorizou pagar à Sociedade Filantrópica Hospital Municipal “José Venâncio Dias” a quantia de Cr$ 600.000,00 (Seiscentos Mil Cruzeiros), como compensação pelo terreno doado ao Governo do Estado para a instalação do Ginásio. A população colinense, com muito empenho e em perfeita harmonia com as autoridades municipais, organizou listas, rifas, festivais e quermesses, com o objetivo de construir o prédio.
A campanha superou seus objetivos e as obras do Ginásio tiveram início em abril de 1954 e foram concluídas no final de março do ano seguinte. A instalação solene deu-se em 01 de abril de 1955 contando com a presença de autoridades locais, alunos, professores do Grupo Escolar e também da comunidade colinense. Entre as autoridades presentes, usaram da palavra o Sr. Enzo Melchior, Inspetor do Ensino Secundário; o Sr. Fernando Pereira Viana, Vice-Prefeito e o Pe. Pio Ziegenaus, Vigário da Paróquia.
A aula inaugural foi ministrada em 14 de abril de 1955, pela Prof.ª Lucy Calmon de Albuquerque, que brilhantemente recordou o dia 14 de Abril “Dia Pan-americano”, e compareceram autoridades municipais, pessoas influentes da sociedade colinense, professores, alunos e demais convidados. No dia seguinte o Ginásio iniciou suas atividades docentes e passou a cumprir seu principal objetivo: preparar os jovens colinenses, sob a direção do seu primeiro diretor – Prof.ª Darcy Amâncio.Ainda no ano de 1955, o Ginásio Estadual de Colina passou a denominar-se “Dr. Lamounier de Andrade”.

fonte: Syria Drubi - Colina Capital Nacional do Cavalo

Um comentário:

Aborto.Não!!! disse...

eu adorei o blog gostei das fotos da aula de culinaria e dos meninos jogando bola!!!