quinta-feira, 8 de maio de 2008

Esse tal Lamounier....

Dr. Lamounier de Andrade

Lamounier de Andrade nasceu em Uberaba-MG, no dia 07 de janeiro de 1899. Era filho de Francisco Andrade Souza e Barbara de Andrade Costa. Cursou faculdade de Medicina, na Praça Vermelha Rio de Janeiro, no ano de 1920. Quando jovem serviu ao exército militar de Goiás.
Trabalhou durante alguns anos na Usina Junqueira em Igaparava, mudando-se em seguida para Colina. Exerceu a medicina até o ano de 1929, quando por motivos familiares tornou-se fazendeiro e proprietário da Fazenda Colina. Em 1940 vendeu a fazenda para o Estado, mudando-se para São Paulo no ano de 1948.

Casou-se com D. Mariana Dias de Andrade, que era filha do Coronel José Venâncio Dias, o fundador e doador das terras de Colina.

Casamento Dr. Lamounier


Dr. Lamounier e sua Esposa Mariana Dias irmã de Alice Dias


Dr. Lamounier e D. Mariana Dias tiveram os filhos: José Venâncio Dias de Andrade, Médico Pediatra; Francisco Cassiano Dias de Andrade, Clínico Geral; Ana Maria Dias de Andrade, professora; e Cristiano Dias de Andrade, que faleceu aos 12 anos, em Colina.
Dr. Lamounier de Andrade foi uma pessoa de caráter firme e não poupou esforços ao doar terras para a construção da escola E.E. Lamounier de Andrade. Embora residisse em São Paulo, Dr. Lamounier guardou em seu coração lembranças de Colina. Lamounier faleceu em São Paulo, no dia 18 de abril de 1954, aos 55 anos.
Fonte: Syria Drubi - Colina Capital Nacional do Cavalo


5 comentários:

Unknown disse...

Gostaria de obter informações do Dr. José Venâncio Dias de Andrade que foi pediatra dos meus filhos nos anos 1987 e 1990 na Beneficencia Portuguesa de São Paulo.
Desde já agradeço a atenção. Meu e-mail dvelho2004@yahoo.com.br.
Ele jamais é esquecido pelos meus filhos!!
Obrigado

Unknown disse...

Ele infelizmente faleceu, durante uma cirurgia cardíaca...faz tempo, vou ver se descubro o ano.

Mestre Omar disse...

Dr. Venancio também foi pediatra de meus filhos. Ele era o presidente do centro espírita Casà da Passagem no Itamar Bíblia.
Infelizmente perdi o contato,porém,o conheci em 1972. Ele era o chefe da pediatria da Beneficiencia Portuguesa.

Samuel Cabral disse...

Esse centro espírita ainda existe? Ele cuidou de mim na minha infância, seria um prazer frequentar o centro em que ele frequentava e agradecer pelos cuidados.

Samuel Cabral disse...

Tem mais informações?
Familiares na medicina?
Guardo lembranças dele com muito carinho